SÍNTESE

SÍNTESE DO TEXTO: MÍDIA-EDUCAÇÃO - SÍLVIO DA COSTA PEREIRA
Hoje a interação entre escola, família e meios de informação e comunicação resultam em educação. Estes são meios essenciais que proporcionam ensino e socialização. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, desta maneira é fundamental dar atenção especial às mídias que fazem parte do cotidiano, seja por celular ou por computador.Através de pesquisa bibliográfica, constatou-se que, hoje, as crianças passam mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo. Aqui se destaca o texto escrito. Porém, vale salientar que textos orais têm importância como os escritos e requer “alfabetização” para compreendê-lo também.Com a tecnologia de informação e comunicação houve mudança no modo de acesso ao conhecimento, modo de brincar, nas formas de lazer, de interagir, nas relações interpessoais; portanto, a escola também precisa acompanhar essas mudanças. Por isso todas as mídias podem ser utilizadas como recurso para o ensino/aprendizado.As TICs e a Educação devem estar relacionadas, assumindo o papel de ferramenta pedagógica e objeto de estudo, respectivamente. Representação: implica em problematizar a forma como o mundo é visto através dos textos midiáticos.A pesquisa de campo foi muito importante e a leitura deste texto fundamental para ampliar horizontes na minha prática pedagógica. Aliás, gostaria de ressaltar que esta leitura só confirmou a minha visão sobre a educação atual, sobre a atuação dos profissionais do laboratório de informática e sobre a postura dos professores em relação ao trabalho no laboratório. Há variadas ferramentas que acompanham o mundo atual – máquina fotográfica, jornais, revistas, computadores, internet, aparelho multimídia, contudo o uso não é coerente, pois faltam profissionais qualificados que promovam ou estimulem o espírito crítico e criativo dos alunos, e dos docentes quando preciso. E os que “não têm afinidade” precisam buscar meios para poder interagir e proporcionar aos metodologias condizentes com o mundo atual: a realidade do aluno.