Metamorfose

Borboletas na Primavera
“A Metamorfose das Borboletas”
NOME DA AULA: Borboletas na Primavera
ALUNOS ATENDIDOS: 4° Ano
DURAÇÃO: 50 minutos
OBJETIVOS:
- Explicar a metamorfose inerente ao ciclo vital das borboletas.
- Identificar as particularidades das diferentes fases de vida desse inseto.
- Avaliar a importância ambiental de não interromper o seu ciclo vital.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar o assunto com a apresentação em slaide do poema de Vinícios de Morais: As Borboletas.
Sugerir que os alunos façam a leitura declamado o poema, estimulando-as a usar a entonação correta a perceber as rimas.
Conversar sobre a diversidade das cores, tamanhos e formas. Onde normalmente elas são vistas e como vivem; de que se alimentam, se possuem hábitos noturnos ou diurnos, como são as asas, chamando atenção para as diferenças entre borboletas e mariposas.
Em seguida será apresentado fotos sobre a metamorfose.
Após exposição da aula os alunos acessaram um endereço eletrônico para assistirem um vídeo sobre a metamorfose da borboleta.
AVALIAÇÃO:
Durante as apresentações surgirão algumas perguntas questionadas para analisar o conhecimento das crianças.
O acesso ao vídeo atrás da navegação pela internet.
FONTES:
• http://cadernodeciencias.wordpress.com/2009/02/03/metamorfose-da-borboleta/
• http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/metamorfose-da-borboleta.html
• http://www.youtube.com/watch?v=0iYfwFwpzhY&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask&feature=related
• http://www.zoolabo.com/por/borboleta/
-http://bioglossa.wekispaces.com/file/vieu/bitmap-em-metamorfose-camiseta-corel.jpg/8856081/bitmap-emmetamorfosecamiseta-corel.jpg.
-http://WWW.mundofox.com.br/brvideos/grandes-migrações/desenvolvimento-das-borboletas/659849031001
-http://WWW.mundoeducação.com.br/biologia/borboleta.htm
-http://WWW.yitube.com/watch?v8cq81bi5ask.&featur=related

Fotos







Vídeo





Desenvolvimento da aula
No inicio da aula a professora explicou para os alunos que a aula seria sobre a metamorfose das borboletas, fez um comentário sobre o inicio da primavera, após leu com os alunos no PowerPoint uma poesia sobre as borboletas, em seguida pediu para os alunos lerem a poesia e identificarem as rimas. Após foi explicado para os alunos sobre as cores das borboletas, tamanhos e formas, tempo de vida, alimento hábitos e a importância delas para a natureza. Comentou sobre a mariposa que é uma borboleta de habito noturno, explicou também sobre a transformação da borboleta (metamorfose). Em seguida foram apresentados vídeos sobre a metamorfose das borboletas, após a apresentação dos vídeos ela fez vários comentários com os alunos a respeito dos vídeos, depois os alunos foram para o computador realizar uma atividade de quebra cabeça sobre as borboletas.