terça-feira, 13 de setembro de 2011

HIPERTEXTOS

O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
 Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.” http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html.
 A contribuição do hipertexto para educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de idéias que o ciberespaço nos propicia.
 O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. InfoEscola.com/informática/hipertexto.
 Realmente ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Muitas pessoas, hoje, na Internet, passam horas e horas fazendo isso que acabamos de descrever: pulando de link em link atrás de coisas que lhes interessam. Isso é hipertexto.